Meu cachorro está se coçando, o que pode ser?

Não tem situação mais agoniante e irritante que um cachorro coçando sem parar. Coitados… Alguns chegam a chorar de tanta coceira! Mas quais podem ser as causas?

A primeira coisa que devemos verificar é a presença deectoparasitas, podem ser eles pulgas, carrapatos ou piolhos. Tudo isso coça e coça muito.

Não se envergonhe se o seu cachorrinho lindo, cheiroso e que dorme com você estiver com pulgas. Especialmente nesta época de calor a incidência é alta, e o seu cão pode pegar uma pulga passeando na rua e se ele não passeia você pode trazer para casa na sua roupa e no seu calçado.

Previna-se, aplique produtos antipulga mensalmente!

Você olhou, olhou e constatou não é nenhum bichinho, e agora??

Podem ser tantas coisas que poderia escrever por dias e dias que teria assunto. Quando chega um cão assim no meu consultório gosto de ter uma longa conversa com o proprietário. Algumas perguntas são fundamentais e auxiliam no diagnóstico. Você mesmo pode fazer e assim ajudar o seu amiguinho.

Vamos lá…

Qual a nota que você dá para a coceira? E qual o tempo que ele passa se coçando?

Neste caso, doenças como a sarna comum ( escabiose) e alergia a picada de pulgas (DAPP) são levadas em consideração, pois coçam muito e isso chama atenção do proprietário. No caso da sarna além do cão, outros animais ou pessoas podem apresentar sintomas também como coceira e vermelhidão na pele.

Qual a raça deste amiguinho? Existem raças com maior propensão a desenvolver dermatites, podemos citar aqui o Shar pei que devido as suas dobras podem desenvolver Malassezia. Este é um funguinho bem chatinho que coça bastante e chega até a escurecer a pele.

A coceira é sazonal? Não acontece todos os dias? Isso pode determinar um paciente alérgico a alguma planta, é comum animais alérgicos a pólen,ou a produtos de limpeza. Vale aqui observar o seu cachorrinho, eu tive uma paciente com um proprietário muito observador que percebeu que sua Lhasa-apso se coçava mais nos dias em que ventava, ou seja, o vento trazia algum pólén que a irritava.

O dia seguinte após a limpeza da casa também deve ser observado, pois todos os produtos de limpeza deixam resíduos no chão e aonde fica o seu cachorro 90% do tempo?  Alguns produtos de limpeza irritam a pele e além do nosso colega se coçar a pele pode ficar bem vermelha.

O seu cão espirra ou tosse? Esfregar o focinho no sofá e nos tapetes também conta como coceira e podem ser sinais de alergia a algo que ele respirou como um perfume.

O que o seu cachorro come? Aqui é a hora da verdade! Não tenha medo do veterinário! Muitos cães se coçam por alergia a alimentos.

E nem sempre as rações são as vilãs, aquele miolinho de pão jogado por baixo da mesa pode ser o culpado. Faça um grande exame de conciência e anote tudo o que seu cachorro come. Um dos meus casos mais marcantes foi o de uma poodle que após meses, digo meses de tratamento sem muito sucesso a sua dona me pergunta “Vivian será que o palmito em conserva que ela come todos os dias pode estar fazendo mal? ” Bom… Retiramos o palmito e é claro ela parou de coçar!

As alergias alimentares são complexas e muitas vezes demoram para o veterinário diagnosticar e para ser diagnosticado precisamos muito da colaboração e sinceridade do proprietário pois o nosso paciente não fala não é verdade!

E se o seu cachorro parece que se coça até quando respira?

Neste caso parabéns você pode ter um cachorrinho atópico!

Os atópicos tem podem ter alergia tudo, como alimentos, produtos de limpeza, seu perfume, seu desodorante, o perfume dele, ao xampu utilizado no banho, a poeira (aos ácaros da poeira) e por ai vai…

Ao encaminhar o seu cachorrinho ao veterinário quando ele estiver se coçando observe estes pontos, assim você ajuda quem vai ajudar o seu cachorro a melhorar!